terça-feira, 17 de agosto de 2010

Um entre quatro brasileiros vota no PT

É isso mesmo! O PT, hoje com 30 anos de existência, é o partido preferido por 25% dos eleitores brasileiros, segundo pesquisa Datafolha. Aos 10 anos, em 1990, nós tínhamos 9% dessa preferência do eleitorado.

Vinte anos depois, mesmo com toda a tentativa permanente da oposição e de sua porta voz, a grande mídia, de “acabar com a raça” do nosso PT, alcançamos 25%. Não acabaram e jamais o conseguirão. O PT avança e avançará muito mais. Parodiando La Passionária, Dolores Ibarruri contra a escalada fascista na guerra civil espanhola: “no pasarán!”

O Datafolha, assim, apenas atesta o que já sabemos: a sociedade brasileira aprova e quer a continuidade do modo petista de governar, tanto na condução do nosso país, quanto nas mais diversas regiões e Estados brasileiros.

Esses 25% de preferência - seguidos pelos 7% do PMDB, nosso aliado - reflete a percepção por parte do povo de que durante o governo Lula, o país voltou aos trilhos. Elaborou e implementou um projeto de desenvolvimento nacional e tem uma gestão que defende e aposta no crescimento econômico e social como duas faces de uma mesma moeda.

Índice de preferência e total de votos

O índice é, também, resultado do esforço de nossas lideranças locais e sobretudo do trabalho de uma militância aguerrida e combativa que levou e leva a estrela deste partido onde quer que ela precise chegar. Se em 1990, o PT tinha seus índices de preferência localizados nas regiões Sul e Sudeste, hoje, ele alcança esse patamar também no Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

O Datafolha também aponta a forte correlação existente entre o índice de preferência pelo PT e o total de votos que obtemos em nossas eleições parlamentares. Se a regra se confirmar, poderemos chegar a mais de 100 deputados federais neste ano, elegendo a maior bancada da Câmara.

Os índices chamam mais atenção, ainda, se pensarmos que metade dos eleitores brasileiros declara não ter predileção por nenhum partido político. Com 25% de preferência, podemos afirmar que 1 em cada 4 brasileiros vota no PT.

Fonte: Blog da Dilma

Nenhum comentário:

Postar um comentário